segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Lenormand tradicional com Jorge Silva e Andy Boroveshengra


O meu amigo Jorge Silva deu início a um trabalho, onde percorre a verdadeira história do Petit Lenormand. Vamos acompanhar o seu trabalho, que vai ser uma bendição para todos nós! Conhecer a verdadeira raiz do Lenormand é essencial para dar inicio os nossos estudos correctamente. Isso fará com que comecemos com uma base solida e correcta. Eu tive essa honra no ano 1971 pela boca da minha avo, que recebeu os seus ensinamentos pela mia bisavó na Índia (Goa).

Quem è o Jorge Silva?



"Olá a todos. Sou o Jorge e sou de Portugal. O meu contacto com o Lenormand começou há dois anos, numa consulta, no mínimo, inquietante. Desde esse dia, procurei conhecer o baralho e aprofundar-me em toda a sua beleza e simbologia pictográfica. Conheci a chamada "escola" brasileira (agradeço ao Andy Boroveshengra o termo "regionalismo") e, mais, tarde, em contacto directo com verdadeiros mestres, mergulhei apaixonadamente na realidade sociológica e simbólica de 1846, apresentada por "Philippe Lenormand", no primeiro BLW.”

" Esta comunidade, ainda na sua forma embrionária, vai permitir multi-abordagens sobre o que, hoje, é universalmente conhecido como "Baralho Cigano". O proto-Petit Lenormand aparece em 1798/99, na cidade alemã Nuremberg ou Nuremberga, auctorado por Johann Kaspar Hechtle, com o título de "Das Spiel der Hoffnung" (Jogo da Esperança). "Philippe Lenormand", no ano de 1846, publica na Alemanha o primeiro manual de instruções, o LWB (Little White Book), juntamente com um deck, Petit-Lenormand. A técnica "Near" e "Far" (proximidade/afastamento, relativamente à carta Significadora) e a "clouded" e "not clouded" (proximidade/afastamento das cartas da carta das Nuvens), existentes no Grand Tableau (GT), aparecem, pela primeira vez, pormenorizadamente explicadas, no manual de instruções supracitado. Os significados das cartas são paralelos aos de um deck encontrado em 2013, por Mary K. Greer, nominalizado "Les Amusements des Allemands", publicado em 1796, em Londres. O manual instrutivo acompanhante deste deck foi baseado num outro publicado na Austro-Germânia, em 1794. " 



A pagina do Jorge Silva
https://www.facebook.com/pages/Lenormander/1528842427351546

Aproveito para presentar o livro do meu amigo Andy Boroveshengra, "Lenormand Thirty Six Cards".
Onde encontrar o Andy?
Este è o blog dele: http://andyscards.wordpress.com/


Desde 1996 que não via um livro rettratare fielmente a verdadeira essência do Petit Lenormand. Na história existem outros dois livros que guardo em minha biblioteca como tesouros, que seguem a linha do Lenormand tradicional.

1.       L`Oracle de Mlle Lenormand (Manuel d`interprètation du jeu de Mlle Lenormand) da autora Erna Droesbeke von Enge, 1989

2.       La Divination par les Cartes du Petit Lenormand, sempre da mesma autora Erna Droesbeke von Enge, 1996


Algumas paginas do livro do Andy Boroveshengra, " Lenormand Thirty Six Cards" que pode ser adquerido na Amazon.

Significado das cartas:

Cartas temas:

Valore das cartas, positivo, negativo:

Cartas que representam pessoas:

A técnica do perto/distante:

Passo a passo da explicação da técnica do perto/distante no Grand Tableau:

Exercícios:

A tradução fiel dos significados do "Philippe Lenormand":

Boa viagem no mundo do Lenormand a todos!



Odete Lopes

2 comentários:

  1. Odete obrigado pelo carinho, apoio e amizade sempre assíduas! Beijos :)

    ResponderEliminar
  2. È um prazer apoiar os amigos e quem tem um talento como tu! Segue em frente querido! Um beijao

    ResponderEliminar