quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Entrevista a Vania Maria


1. Como entraste em contacto com o Petit Lenormand?
A primeira vez que entrei em contacto com o Petit Lenormand, foi na primeira consulta que fiz com uma cartomante, na altura nem sabia qual era o nome do baralho que a senhora utilizava, uns meses mais tarde, ao passar por uma loja esotérica, reparei que tinham exposto um baralho igual ao que a tal senhora tinha utilizado, entrei, não resisti e comprei o meu primeiro Petit Lenormand.

2. Como tem sido a tua experiência com o Petit Lenormand?
Tem sido uma experiência muito enriquecedora, tenho aprendido muito, conheci muitas pessoas, com as quais, muito possivelmente, senão fosse o Lenormand nunca iria contactar. Graças ao Petit Lenormand também acabei por ter contacto e desenvolver interesse por outros baralhos e métodos de adivinhação, tais como o Tarot, as Runas, etc.

3. Qual o "estilo" que segues com o Petit Lenormand?
Bem, quando comecei a procurar informação sobre este baralho, uma das primeira fontes que encontrei foi o blog da Sónia Boechat, Tzara da Estrela. Para além do folheto que acompanhava o baralho, este foi um dos locais que visitava com frequência com o objectivo de aprender mais sobre o Lenormand. A partir dai fui tendo contacto, com mais informações, com os grupos de estudo do Facebook, livros, etc. Recebi e continuo a receber muitas influências de vários sítios, mas posso dizer que sigo um "estilo" mais europeu, sou portuguesa e identificava-me mais com a linha europeia, para mim fazia mais sentido seguir por ai.

4. Qual o teu método de leitura preferido? 
Estou agora a aprender mais sobre o metódo de distância, que é considerado um método tradicional na leitura do Lenormand, com o Bjorn Meuris, através do site Cartomancy.net e tenho gostado bastante.

5. O que é para ti a ética do cartomante?
Para mim tanto um cartomante, como qualquer outro profissional, deve respeitar os seus clientes e prestar o melhor serviço possível, acho que o "não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti" é uma boa regra a aplicar a quase tudo na vida, quando falamos da forma como nos relacionamos com o outro, quer seja num ambiente profissional ou pessoal.

6. Como tem sido a tua experiência como Cartomante? 
Considero-me uma cartomante júnior, ainda tenho muito a aprender, comecei à pouco mais de três anos, penso que ainda tenho um longo caminho a percorrer, a cartomancia é uma área muito vasta com muita coisa interessante e que tem muito a oferecer.

8.  Como surgiu a ideia de criar o Newspaper Lenormand?
Como estava apaixonada pelo Petit Lenormand meti na cabeça que queria criar o meu próprio baralho, comecei então a fazer pesquisa, à procura de inspiração, tinha várias ideias, que se foram alterando ao longo do processo de criação e que resultaram na criação deste baralho.


9. O porque da escolha do nome Newspaper Lenormand para o teu baralho?
Trabalho numa loja que vende imprensa tanto portuguesa, como estrangeira. O nome Newspaper Lenormand acabou por surgir como uma analogia, da mesma forma que o jornais nos mostram o que se passa pelo mundo, o Petit Lenormand também é isso que faz, neste caso, embora o faça através das suas imagens, continua a ser um sistema linguístico, no qual cada carta é associada a um conjunto de palavras, que nos permitem construir frases e consequentemente transmitir informação.

10. Sempre tive uma curiosidade sobre quem realiza um baralho. Imagino que deve ser realizada uma pesquisa de cada símbolo, técnicas, certo? 
Neste caso, quando comecei a criar o baralho, eu já conhecia o significado das cartas e a forma como este se lia. Fiz pesquisa, a nível dos baralhos que já tinham sido criados, antigos e recentes, para além disso, que acaba por fazer parte do processo criativo, quando eu estou a tentar criar algo qualquer coisa me pode servir de inspiração e levar-me a fazer alguma associação que depois acaba por se reflectir no trabalho.

11. Onde comprar o teu baralho?
O meu baralho pode ser encomendado através do site, http://newspaperlenormand.wix.com/lenormand ou mesmo por mensagem através da página do Facebook,https://www.facebook.com/NewspaperLenormand

12. Vamos ter o prazer de termos mais um baralho do Petit Lenormand criado por ti?
Talvez o Pai Natal nos traga algo para colocar no sapatinho ainda este ano, tudo é possível. 
Para além dos meus projectos pessoais, também participei este ano na criação de um baralho realizado em conjunto por vários membros de um grupo, Lenormand Cards Study Group, para o qual criei a carta n.º 34, os Peixes. Este baralho vai estar brevemente disponível.

13. Se alguém quiser entrar em contacto contigo para uma consulta, onde pode te contactar? 
Através da página do Facebook do Newspaper Lenormand: https://www.facebook.com/NewspaperLenormand ou do formulário disponível no site do Newspaper Lenormand: http://newspaperlenormand.wix.com/lenormand

14. Qual o conselho que darias para quem esta a iniciar neste momento o seu percurso com o Petit Lenormand?
Para que escolha o conjunto de significados que quer aplicar às cartas e que se mantenha com eles, se quiser escolher um professor, que escolha alguém com quem se identifique, não acredite em alguém que diga que só à uma maneira de fazer as coisas, que pratique muito e que não desista quando falhar, só errando se aprende :)


Sem comentários:

Enviar um comentário